quarta-feira, 22 de julho de 2009

Presente

Serei capaz de largar ao mesmo tempo o passado e o futuro
e viver simplesmente o presente?


Hoje, após terem passado exactamente 200 dias, ainda não sou capaz de o fazer.
Admito-o não me considerando fraca ou desleal a mim própria.
Comecei o ano a ver a minha vida a andar para trás, quando precisava mais que nunca que ela andasse para a frente, e para que renascesse decidi finalmente assumir um compromisso que tive a certeza ser para toda a vida: o compromisso comigo própria...
Em 200 dias fiz coisas que desejei fazer e coisas que nunca pensei ser capaz de o fazer:
*levei para a frente o meu blog sabendo que nem tudo o que digo agrada gregos e troianos
*deixei coisas e pessoas para trás pois só assim conseguiria andar para a frente
*fiz as loucuras que me apeteceu fazer em cada momento, desde sair de casa para comer um gelado as 2am, dançar descalça, conversar até o sol nascer, dormir um dia inteiro e desligar os telemoveis e por aí fora... Tudo ao sabor dos momentos...
*conheci pessoas, umas mais importantes que outras mas todas por bons motivos
*regressei ao meu habitat, ao meu trabalho, à minha profissão que tanto quis desde os 7 anos
*reaprendi o significado de amizade, porque, sem querer cair em lugares comuns, mesmo ausentes estão sempre presentes aqueles que realmente importam
*aprendi a morar apenas com a Badu e a gerir os momento mais sós, que são tão importantes...
*comecei a dizer mais vezes não, depois, discordo e gosto de ti
*exigi e exijo respeito, muito, várias vezes ao dia...
*não me iludo... é a forma mais eficaz para não me desiludir mais tarde...

Resumidamente voltei a ser uma grande mulherzinha, decidida, firme e orgulhosa de si própria. Mas não o conseguiria se realmente me tivesse libertado do passado ou fingisse que não existe futuro...
Precisei do passado para me fortalecer, para crescer, para subir escadas na minha vida...
Precisei do futuro, porque sei o que não quero lá, porque sei o que quero, porque sei onde quero ir...
Mas, ao contrário do que muita gente pensa, não estou presa ao que já lá vai nem obcecada pelo que ainda não vivi...
200 dias depois estou tranquila, com uma paz de alma que me faz bem, a aproveitar cada minuto que existe no presente e sabendo que na minha vida a prioridade sou eu, eu e mais eu.
Tenho noção que me falta algo, aquele bocadinho assim, a tal peça de lego que me irá completar, e quando esse algo que falta em mim finalmente me encontrar eu sei que o presente terá outro sabor.
Até lá, o presente não deixará de ser um presente para mim... Porque será o presente a oferecer-me tudo o que preciso e mereço... E sou feliz assim :)

0 comentários: