terça-feira, 16 de junho de 2009

Midriase binocular (pupilas dilatadas)

Porque foi há um mês...
E existem respostas para algumas questões que as merecem...
"Porque é que as pupilas dilatam?"

Bem, não é uma pergunta de resposta simples uma vez que os motivos podem ser variados.
Vou tentar ser o mais correcta na tentativa de afirmação.
O meu critério foi basicamente a exclusão de partes.
Pupilas dilatadas, independentemente do espaço ter muita ou pouca luz, podem ter origem em medo, dor, excitação ou choque, tal como podem assim ficar por indução farmacológica, síndrome de abstinência, lesão cerebral...

Tendo em conta a minha presença e intervenção, sei que o facto era comum a duas pessoas que se olhavam, que não existiu nenhum susto que provocasse um excesso de adrenalina, que não foi utilizada atropina ou outros cicloplégicos, que não existia uma asfixia comum, que não houve nenhum traumatismo ou outro tipo de lesão cerebral, não existia abstinência de drogas com mais de 12 horas (ou menos!), que nenhum dos intervenientes estava a ter uma crise de pânico ou lhes estava a ser infligida dor...

Porque acontece então?
Bem, confesso que "Googlei" e vasculhei muitas páginas para não dar uma resposta da minha autoria...
Por isso cá vai um bocadinho de plágio:

"O olhar

Diz o povo que os olhos são o espelho da alma, e com uma certa razão. Também no capítulo das manifestações amorosas, os olhos têm um papel fundamental. Testes já realizados revelam que as pupilas se dilatam quando alguém tenta agradar a outra pessoa ou se encontra sexualmente excitado. Ao contrário, em situação adversa ou de agressividade as pupilas tendem a diminuir de tamanho. Conta-se, até, que há alguns séculos as prostitutas chinesas punham gotas de beladona nos olhos para obter a dilatação da pupila, sabendo da relação entre isto e a excitação sexual. Por isso, da próxima vez que estiver a falar, em momentos de maior intimidade, com o seu amor, não se esqueça de o olhar bem nos olhos. Mas não se deixe levar por olhares demasiado melosos pois podem esconder as verdadeiras intenções de quem os lança. Saiba ainda que, em fase de enamoramento, o olhar do interessado dirigir-se-à para a zona abaixo dos seus olhos, queixo, pescoço e seios. Se também estiver interessada, retribua."

http://activa.aeiou.pt

"Conheça os indícios mais comuns de se demonstrar desejo por alguém:

1. Morder os lábios, molhá-los com a língua ou tocar nos dentes da frente com os dedos.
2. Sustentar o cotovelo com uma mão enquanto a outra fica estendida para a frente com a palma virada para cima.
3. Virar os pés directamente para o outro.
4. Tocar no braço, na coxa ou na mão enquanto fala.
5. Olhar olhos nos olhos com interesse e pupilas dilatadas.
..."

http://actosirreflectidos.blogspot.com



Concordo que os olhos são o espelho da alma...
Nada há mais importante do que saber ler os olhos de alguém... Desvendar o que está escrito no olhar (porque um olhar não mente...) e responder com igual sensação.
E a sensação de olhar uns olhos, que só eu sei o que me dizem (Meu Deus... E que me dizem...), é única e de certa forma indiscritivel, pois como Alguém me disse: "Não há palavras... Apenas sensações."
Espero que a minha resposta tenha ido ao encontro da pergunta...
Hoje não me despeço com beijos...
Hoje despeço-me com olhares, um deles midriático q.b.... Para ti...

1 comentários:

Anónimo disse...

Eu simplesmente A-DO-REI esse post! O mais completo que eu já vi sobre o porque das pupilas dilatarem. Sua resposta, com toda a certeza, foi de encontro com a pergunta (;
Há alguns dias eu dei de cara com o par de pupilas mais dilatadas que eu já vi em toda a minha curta vidinha..
E desde então procurei, um pouco, o significado disso, o seu post foi bastaante esclarecedor parabéns!